Famurs cobra recursos da estiagem para os municípios gaúchos
24/11/2020 - 13:51

A Famurs, Fetag, Farsul, Fecoagro e Emater realizaram na tarde desta segunda-feira (23/11) uma reunião com a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Além de apresentar reinvindicações para minimizar os efeitos da estiagem no RS, o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, aproveitou a ocasião para cobrar os R$ 29,1 milhões de emenda de bancada que seriam destinados para o programa de combate a estiagem 2019/2020, mas foram cancelados pelo Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) n° 30.

A Famurs alertou a preocupação do recurso chegar aos municípios gaúchos quando foi anunciado que os valores seriam repassados através da Funasa. “A Famurs alertou desde o início que não seria possível pelos problemas que a Fundação possui e o histórico de atrasos. Vamos sofrer outra seca sem receber a verba da estiagem que iniciou ainda em 2019”, relembrou o presidente Maneco.

Ao todo, foram quatro propostas de ação ao governo federal. A primeira é pela agilidade na emissão do Relatório de Comprovação de Perdas (RCP), para permitir, em épocas preferenciais, a implantação de milho ou soja em áreas atingidas pela seca e que são financiadas com amparo do Proagro, Proagro Mais ou Seguro Rural. O segundo pedido é para que o governo federal crie uma linha de crédito emergencial para o replantio do milho. A terceira demanda é de aumento da oferta de milho, destinando ao menos 100 mil toneladas para ser comercializado via Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Conab. A última reivindicação é pelo aumento do limite de consumo de 60 quilos para 120 quilos ao mês por bovino de leite no ProVB.

Após manifestação de todas as entidades presentes, a ministra Tereza Cristina informou que irá analisar as propostas junto com o governo. Uma nova rodada de conversa ficou agendada para a próxima semana para dar encaminhamento as solicitações.

Estiveram presentes também na reunião o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke; deputados federais e estaduais; e representantes da Fetraf.

 

Fonte: Famurs