Governo do RS confirma dez regiões com bandeira vermelha
13/07/2020 - 21:22

O governador Eduardo Leite confirmou, nesta segunda-feira (13) que dez regiões ficarão sob a vigência da bandeira vermelha dentro do mapa final de Distanciamento Controlado contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. Além de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeiras das Missões e Pelotas, que já estavam classificadas como área de alto risco de transmissão do coronavírus, passarão a integrar essa tipificação as regiões de Taquara, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul. A nova fase do modelo de Distanciamento Controlado inicia à 0h desta terça-feira.

As dez regiões em bandeira vermelha agregam 286 municípios, com 8.270.737 habitantes, sendo que destes, 149 cidades poderão adotar as medidas da bandeira laranja por não registrarem nenhum óbito ou hospitalização nos 14 dias anteriores à apuração.

As regiões de Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Erechim tiveram seus pedidos de reconsiderações acolhidos pelo Gabinete de Crise e seguirão com a bandeira laranja. As áreas haviam sido considerados como de bandeira vermelha na última atualização de dados, na sexta-feira.

Eduardo Leite anunciou que alterou um protocolo da bandeira vermelha em que o comércio varejista não-essencial poderá permitir o Pegue e Leve e Drive-Thru em seus serviços.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Dados do Governo, Leany Lemos, o Rio Grande do Sul tem tido um resultado menos dramático do que os demais e o objetivo é que não se falte assistência por falta de leito no Rio Grande do Sul. “Um lockdown será feito se essas restrições não funcionarem”, alertou ela, durante a transmissão ao vivo.

Apesar de admitir que o Governo do Estado não tem medo de adotar medidas mais restritivas, o governador enfatizou que, no entanto, é possível evitar um lockdown no Rio Grande do Sul.

Correio do Povo