Governo prepara regras para liberação de eventos de maior porte no Rio Grande do Sul
29/09/2020 - 14:50

O governo do Rio Grande do Sul planeja dar na próxima semana, mais um passo no sentido de liberação de atividades de maior porte em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a administração de Eduardo Leite, novas regras para atividades culturais, feiras e shows estão sendo elaboradas. A autorização destes eventos, porém, só irá ocorrer para cidades que estão em regiões com bandeira laranja ou amarela há pelo menos duas semanas. O governador, no entanto, alertou que a liberação, além de estar relacionada às bandeiras laranja e amarela do Distanciamento Controlado, tem ligação com o retorno das aulas presenciais.

“É importante também a gente salientar que tem uma ordem de prioridade nas liberações. Nós vamos fazer esta liberação para os municípios onde a educação já estiver retornando, porque não faz sentido haver autorização de eventos antes de ocorrerem as aulas. Vamos priorizar o ensino, priorizar a aprendizagem das nossas crianças e jovens antes de proceder para outras atividades”, disse Leite.
Conforme o governo do Estado, a decisão de elaborar um novo ordenamento para a realização de eventos de maior porte foi possível a partir da redução de hospitalizações e de óbitos causados pela Covid-19 em todas as regiões. Nas últimas duas semanas, novos registros por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que resultaram em diagnóstico confirmado de Covid-19 caíram 25%, de 1.016 para 793. Além disso, entre as duas últimas quintas-feiras, o número de óbitos causados pela doença reduziu 19%, de 338 para 273.

“O RS começou a observar, em agosto, estabilidade na demanda de leitos de UTI para pacientes confirmados de coronavírus. Em setembro, vimos uma redução da demanda por internações em leitos de UTI e clínicos e no número de óbitos. Há, portanto, uma clara redução na incidência da doença no Estado. Por isso, temos dado, passo a passo, algumas condições para o retorno de algo próximo à normalidade como conhecíamos”, destacou Eduardo Leite.

No começo desta semana, o Gabinete de Crise deu aval para a realização de quatro eventos de grande porte: Festival Internacional de Turismo (Festuris), a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz, todos em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Com exceção do Natal Luz, os demais eventos ocorrem no mês de novembro.
A autorização para a realização dos eventos foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira (28) e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios.

jpg (5)

Correio do Povo