Ministro da Saúde garante início da vacinação contra Covid-19 em janeiro
13/01/2021 - 16:22

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu pela primeira vez, nesta quarta-feira, que o Brasil começará o plano de vacinação contra Covid-19 ainda em janeiro.

“Vamos vacinar em janeiro”, afirmou durante pronunciamento em Manaus (AM), ao destacar que serão usadas 8 milhões de doses dos imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford/AstraZeneca e pelo Instituto Butantan/Sinovac. Pazuello acrescentou que “a vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população”.
O ministério já tem à disposição 6 milhões de doses da CoronaVac. Além disso, aguarda a chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas de um fornecedor da AstraZeneca na Índia, o que, segundo Pazuello, deve também ocorrer nos próximos dias.
“Hoje decola o avião para ir buscar as 2 milhões de doses na Índia. É o tempo dia viajar e trazer. Já está com documento de exportação pronto. Data de decolagem [da Índia ao Brasil] para o dia 16.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para domingo a reunião da Diretoria Colegiada para dar os pareceres sobre os pedidos de uso emergencial desses lotes das duas vacinas.

O titular da Saúde voltou a dizer que “em três ou quatro dias” após a liberação da agência reguladora, as vacinas estarão nos estados. Desta forma, se não houver atrasos da Anvisa, é possível que a imunização tenha início na semana que vem.

Fonte: Correio do Povo