Sem recursos, mapa da 21ª semana do Distanciamento Controlado é mantido todo em laranja
28/09/2020 - 16:55

Depois de mais de três meses com regiões apresentando risco epidemiológico alto, portanto, bandeira vermelha, o Rio Grande do Sul ficou, pela primeira vez, com o mapa da 21ª semana do modelo de Distanciamento Controlado todo laranja – o que significa risco médio para coronavírus.

As bandeiras das 21 regiões Covid foram confirmadas pelo governo do Estado nesta segunda-feira (28), após reunião do Gabinete de Crise, e são válidas da 0h de terça-feira (29) até as 23h59 de segunda-feira (5).

De forma inédita desde que a instância recursiva do Distanciamento Controlado foi criada, na sétima rodada (22 de junho), não houve pedido de reconsideração por parte de associações regionais.

Com o modelo de cogestão, as regiões em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela (risco baixo), basta que enviem planos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Das 21 regiões Covid, 18 já aderiram ao sistema – Bagé, Guaíba e Uruguaiana ainda não. No entanto, apenas Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria têm aprovados protocolos menos restritivos para bandeira laranja. As demais, que enviaram somente para bandeira vermelha, devem mandar novos planos ao governo do Estado e aguardar aprovação.

Informações Governo do Rio Grande do Sul