Deputado Paparico Bacchi foi eleito vice-presidente da Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha
08/11/2019 - 11:08

 “O deputado Paparico Bacchi (PL) tem currículo para integrar esta comissão especial”. A frase é do deputado Luiz Marenco (PDT), autor da proposta de criação e presidente do grupo parlamentar criado pela Assembleia Legislativa com o objetivo de discutir e propor ações efetivas a todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da música e da cultura gaúcha. A comissão foi efetivamente instalada no dia 29 de outubro e na quarta-feira (6) ocorreu a primeira reunião prestigiada pelos deputados e os deputados Issur Koch (PP); Sérgio Peres (Republicanos); Elton Weber (PSB) e Mateus Wesp (PSDB). O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) será o relator.

Historiador graduado pela Universidade de Passo Fundo, Paparico Bacchi agradeceu as palavras do deputado Luiz Marenco e reiterou o desejo de contribuir com o debate. O líder da bancada do PL entende que a música é uma manifestação artística que retrata e promove a cultura regional, estimula o conhecimento, proporciona lazer e fomenta a economia em muitas comunidades, gerando emprego e renda para músicos, poetas, técnicos e todos os agentes envolvidos na área.

No período em que foi prefeito do município de São João da Urtiga (2209/2016), Paparico Bacchi foi o idealizador da Colina da Música Gaúcha. O festival foi realizado em duas edições e serviu de palco para o surgimento de novos talentos da música tradicionalista. Em 2019, por meio de parceria com o CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha, apoiou a criação e realização da Vertente da Música Gaúcha. A mais recente ação foi o grande expediente realizado no dia 31 de outubro, oportunidade em que foi proponente e orador da homenagem ao CTG Porteira do Rio Grande de Vacaria, entidade tradicionalista que completou 64 anos de história e desenvolve diversos projetos culturais.

“Tenho verdadeira paixão pela cultura gaúcha. Por isso sou grato por esta oportunidade de integrar esta comissão especial e trabalhar pela valorização da música e da cultura regional”, reiterou Paparico Bacchi.

Objetivos da comissão especial

- Propor ações efetivas a todos os atores envolvidos na música e na cultura do estado

- Apresentar recomendações à indústria cultural e à cadeia produtiva da música gaúcha

- Propor a valorização do profissional da música gaúcha

- Discutir a sustentabilidade do mercado de trabalho

- Analisar a viabilidade do mercado de consumo da cultura regional

- Discutir alternativas para gerar valor econômico sem violar o valor artístico

- Discutir as novas tecnologias de produção e marketing

- Debater propostas de incentivos e financiamentos públicos e privados

- Aperfeiçoar a legislação de apoio à cultura

- Analisar os mecanismos de arrecadação e distribuição dos direitos autorais

Audiências públicas

Já estão aprovadas audiências públicas que serão realizadas em Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, e Uruguaiana.

Fotos: Irineu Fontela

Texto: Assessoria de Imprensa

WhatsApp Image 2019-11-08 at 11.03.23 WhatsApp Image 2019-11-08 at 11.03.25

Mais Notícias
Administração de Santo Expedito do Sul realizou o pagamento do 13º salários dos servidores municipais
10/12/2019 - 12:35
Servidores Municipais de Paim Filho recebem 13º salário integral na próxima sexta-feira (10)
10/12/2019 - 11:26
Caixa inicia pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família
10/12/2019 - 10:17
Fórum da Comarca de São José do Ouro com expediente exclusivamente interno de 9 a 13 de dezembro
09/12/2019 - 10:46
Administração Municipal de Maximiliano de Almeida fará reuniões de Prestação de Contas dos três anos de governo
06/12/2019 - 12:37