31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco
31/05/2022 - 11:04

Marcando o fim do mês de maio, no dia 31, as ações do Dia Mundial sem Tabaco mobilizam a população para o combate ao tabagismo. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e alerta para a doença que é a principal causa de morte evitável no mundo e se caracteriza pela dependência física da nicotina.

De acordo com a OMS, o tabagismo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dessas, mais de 1 milhão são fumantes passivas.
Outro inimigo que  também requer atenção são os cigarros eletrônicos. Criados inicialmente para ajudar dependentes a pararem de fumar, os cigarros eletrônicos se tornaram tendência principalmente entre os jovens e podem ser uma porta de entrada para o tabagismo.

Embora menos tóxicos, eles ainda contém nicotina e podem aumentar em mais de quatro vezes o risco do uso do cigarro, como destaca o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

O 31 de maio serve como uma data de alerta e prevenção. Uma vez que riscos como os de doenças respiratórias e de câncer podem ser evitados.

Informações: Agência Brasil