38 MUNICÍPIOS DO RS AINDA NÃO POSSUEM ACESSO ASFÁLTICO; 14 SÃO NA REGIÃO NORTE
23/01/2025 - 11:31

648b42bf-d455-439e-9b9d-bd07b35fc2f9

No Rio Grande do Sul, 38 municípios ainda aguardam acesso asfáltico, com 14 deles localizados na região norte do Estado. Desses, cinco estão com obras em andamento, seis esperam o início das construções, e três permanecem sem projetos de pavimentação.

Na nossa região, os municípios de Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul, a situação em relação ao acesso asfáltico é a seguinte:

– Ambos estão na lista de municípios com acesso para começar, ou seja, aguardam o início das obras de pavimentação.
– Santo Expedito do Sul deve ser conectado pela RS-465, enquanto Tupanci do Sul terá o acesso pela RS-492.

Atualmente, as obras ainda não foram iniciadas, e os moradores seguem enfrentando dificuldades, especialmente no escoamento da produção agrícola e no deslocamento para serviços essenciais.

Engenho Velho, por exemplo, luta há 30 anos para ter estradas asfaltadas conectando-o a Constantina e Ronda Alta. O município, com 1.296 habitantes, concluiu seis quilômetros de pavimentação com recursos próprios, restando dois quilômetros sob responsabilidade de Ronda Alta. Segundo o prefeito Paulo Dal Alba, caso não haja ação do município vizinho, Engenho Velho concluirá a obra.

A falta de asfalto impacta o escoamento da produção agrícola, que corresponde a 70% da economia local, além de dificultar o acesso a serviços de saúde. O prefeito busca garantias do governo estadual para a conclusão do projeto de pavimentação pela RS-143.

Itatiba do Sul, na mesma região, aguarda a conclusão de sua pavimentação pela RS-137, prevista para março. O investimento totaliza R$ 13,5 milhões, incluindo contrapartidas municipais. Apesar do avanço, o transporte de produtos agrícolas continuará enfrentando desafios em trechos sem asfalto.

Desde 2019, o governo estadual concluiu o acesso asfáltico em 24 municípios e mantém obras em 18 localidades. Outros nove aguardam início das obras, e 11 estão em fase de projeto.

Fonte: FA/REGIONAL