O governo do Rio Grande do Sul emitiu alertas para todas as 21 regiões Covid nesta terça-feira (25), após piora nos indicadores da pandemia no estado. O agravamento no número de casos, internações e mortes já havia feito com que o governo estadual colocasse 12 das 21 regiões em estado de alerta na semana passada. Agora, as 9 regiões restantes também foram colocadas na mesma situação.
O estado de alerta é o segundo nível de gravidade do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia no RS, depois de aviso e antes de ação. Autoridades das regiões nesta situação precisam se reunir e anunciar um novo plano de ação para lidar com a alta nos números da Covid.
“Estamos em um nível de preocupação alto, devido ao aumento de casos e de internações. Estamos em um período de maior circulação de pessoas entre as regiões, então, entendemos que o Alerta vale para todas”, afirmou o governador Eduardo Leite, que liderou a reunião do Gabinete de Crise.
As 12 regiões que haviam sido colocadas em estado de alerta na semana anterior já anunciaram que a fiscalização em relação aos protocolos obrigatórios foi intensificada e o horário de atendimento da estrutura de saúde foi ampliado. Além disso, o cancelamento de eventos de grande porte foi determinado em algumas regiões.
Alta em casos, internações e mortes
Todos os indicadores relativos à pandemia cresceram no RS na última semana. Só nesta terça-feira, foram registradas 50 mortes no sistema da Secretaria da Saúde (SES). O número é o maior registrado no estado desde 17 de novembro. Foram registrados também 19 mil novos casos de Covid-19 em apenas um dia.
Desde o início do ano, o número de casos diários vem crescendo, passando de cerca de mil para 16 mil, em média. A média móvel de casos confirmados também aumentou, chegando a um crescimento de 160% na última semana.
Com isso, o nível de incidência semanal da doença chegou a 1 mil casos a cada 100 mil habitantes, o que representa 1% da população do RS com teste positivo de Covid registrado na última semana. Nas regiões de Capão da Canoa e Santa Rosa, esse número chega a 1,5 mil casos por 100 mil habitantes.
A taxa de ocupação das UTIs no Estado está em 60,9%. Na virada do ano, essa taxa era de 48%. O número de internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 697 somente nesta semana, sendo 575 novos internados em leitos clínicos e 122 em UTI.
O total de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 1.580, 57% superior aos dados da semana passada. Já os internados em UTI, entre suspeitos e confirmados, são 556, 28% a mais do que na semana passada.
Fonte: g1 RS