AMUNOR realiza Assembleia Geral Ordinária: reunião aconteceu em Sananduva
09/05/2024 - 10:58

Em função das fortes chuvas da semana passada, a reunião ordinária da AMUNOR – Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense, teve que ser adiada e aconteceu no dia 07 de maio. Entre os assuntos da pauta estavam o projeto da Copa AMUNOR, as linhas de ônibus intermunicipais e os assentamentos da reforma agraria existentes na região. Entretanto, como não poderia ser diferente, o assunto mais debatido foi a situação do Estado do RS em função das enchentes.

Cada prefeito relatou as ações que estão sendo desenvolvidas e quais os rumos para os próximos dias. A AMUNOR, emitirá nota sobre a situação e solicitou aos prefeitos que aguardem as orientações da FAMURS para deslocamento de máquinas e caminhões até as áreas mais atingidas. Também se tomou decisão de continuar com as arrecadações de donativos para ir atendendo principalmente a região do Vale do Taquari que é a mais próxima de nossa área.

Em meio a tantas notícias tristes e devastadoras em nosso estado, juntamente com a Assembleia da Amunor o Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste – CIRENOR realizou uma cerimônia para a entrega do Certificado de Adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) ao Serviço de Inspeção do Município de Lagoa Vermelha/RS.

O SISBI-POA, integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), estabelece padrões e procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, assegurando a equivalência ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A adesão ao sistema exige uma série de medidas efetivas de inspeção higiênico-sanitárias e tecnológicas, garantindo a qualidade dos produtos e possibilitando que os mesmos possam ser comercializados em todo o território nacional.

O Município de Lagoa vermelha/RS participou juntamente com o Consórcio do Projeto CONSIM realizado pelo MAPA, visando ampliar o número de municípios no SISBI-POA e desde então trabalha incansavelmente para se adequar aos requesitos de padronização. Até o momento o Município ainda não possui estabelecimentos aptos a serem indicados para certificação. As atividades seguem e em breve mais municípios Consorciados receberão a certificação.

Na oportunidade, O presidente do CIRENOR, prefeito de Ibiaçá/RS, Sr. Ulisses Cecchin referiu que o momento delicado que estamos enfrentando no estado merece a atenção de todos os municípios e que juntos trabalharemos incansavelmente para reconstruir os municípios afetados e um projeto desta magnitude fornece meios aos municípios para desenvolverem a região em todo território nacional.

Além da cerimônia foram abordadas temas referentes as licitações em andamento, cronograma da usina asfáltica e estratégias para montar uma nova frente de trabalho nas obras de infraestrutura

 

FONTE: Oi Regional Sananduva