Ibiaçá voltará a receber o tradicional camelódromo durante a 71ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora, que acontece no próximo final de semana, dias 25 e 26/02.
A decisão de retomar a presença do comércio informal, após dois anos de vedação à instalação dos ambulantes, ocorreu pela queda acentuada no número de casos novos de Covid-19.
A última vez que o camelódromo se instalou na cidade foi em 2020. No ano seguinte, um dos momentos mais críticos da Pandemia, a Romaria aconteceu apenas de forma online e não teve, sequer, a presença de fiéis no Santuário. Em 2022, apesar de serem retomadas as celebrações presenciais, uma série de medidas foi adotada para evitar a contaminação por Coronavírus, entre elas a vedação à presença de comércio ambulante.
Neste ano, conforme informou o reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin, todas as práticas comuns às romarias de Ibiaçá foram resgatadas. O sacerdote informou que o comércio informal ainda vai acontecer nas ruas centrais da cidade, mas um espaço específico para essa prática está sendo organizado. “Neste ano teremos novamente os camelôs. E eles voltam ainda no mesmo espaço, por enquanto. Estamos trabalhando para arrumar um espaço melhor para eles. Que possam trabalhar, fazer seu trabalho, mais tranquilos. Estamos arrumando o terreno. Mas, neste ano, o camelódromo vai estar onde sempre esteve. Então nós pedimos compreensão. Quem mora naquela área sente. Aquele tumulto, aquele alvoroço. Mas são três ou quatro dias apenas que Ibiaçá se torna uma cidade grande. Então, pedimos que as pessoas sejam compreensivas. Nós seguramos dois anos os camelôs, mas eles têm esse direito de tirar o seu sustento. Então pedimos essa compreensão e em breve teremos um espaço só para eles”.
Tradicionalmente, a Romaria de Ibiaçá costuma receber mais de uma centena de comerciantes informais, que se instalam nas ruas centrais da cidade. As celebrações principais acontecem no próximo final de semana, todas no Altar Campal. Até lá, pelo menos três missas diárias estão acontecendo desde a última sexta-feira (17): às 06h30min e 14h30min, no interior do Santuário; e às 19h30, no Altar Campal.
Fonte: Rádio Tapejara