A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu uma audiência pública em São José do Ouro, na sexta-feira, dia 4, para debater os acessos asfálticos na região. O encontro reuniu lideranças políticas, vereadores, representantes de entidades, empresários e comunidade em geral.
A audiência foi proposta pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL), que participou ao lado do deputado Luciano Silveira (MDB). Ambos destacaram a relevância da pavimentação para o desenvolvimento regional, melhoria da mobilidade e fortalecimento da economia local.
Representando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o engenheiro Elmo Bortoloto, coordenador da unidade de Erechim, informou que os projetos dos acessos aos municípios de Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul estão em fase de repactuação contratual. Após essa etapa, o Governo do Estado deverá anunciar oficialmente o início das obras, com expectativa de início ainda neste ano. Bortoloto frisou que o Estado só inicia obras que tenha condições financeiras de concluir.
Sobre a ERS-442, no trecho entre São José do Ouro e Machadinho, o engenheiro explicou que o projeto de engenharia já está concluído e passa por análise técnica no Daer, com previsão de aprovação até a metade do ano. A estimativa é de que serão necessários cerca de R$ 75 milhões para viabilizar a pavimentação da rodovia.
Enquanto isso, foi confirmado um contrato de R$ 1,5 milhão com a empresa RGS, responsável pela manutenção da via. As obras devem começar ainda neste mês de abril, com foco nos pontos mais críticos. Diversas lideranças também utilizaram a tribuna para enfatizar que a infraestrutura viária é fundamental para o escoamento da produção, segurança no trânsito e desenvolvimento dos municípios da região.
Fonte: FA/REGIONAL