Aulas da rede pública estadual do RS serão retomadas somente a partir de junho
30/04/2020 - 20:52

As aulas nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul não serão retomadas antes do mês de junho. A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante a apresentação do plano para liberação gradual de atividades nesta quinta-feira (30). Na rede privada, é possível que o funcionamento das escolas ocorra em maio, dependendo da região em que estiver localizada e as regras de distanciamento controlado que serão aplicadas para evitar a contaminação por coronavírus.

A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. Durante o mês de maio, serão estabelecidos protocolos para que alunos, professores e servidores possam retomar as aulas com segurança. Isso exigirá a compra de materiais ou equipamentos de proteção e reforço de recursos humanos.
Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo recursos pedagógicos e tecnológicos, como plataformas digitais e aplicativos, e que valem como horas/aula. O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas, conforme orientação da Secretaria da Educação (Seduc), são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

Para a rede privada, segundo o governador, os protocolos serão finalizados na próxima semana e lançados, juntamente, com as regras de funcionamento para as atividades econômicas. Por enquanto, em caráter transitório, as aulas da rede privada seguem suspensas, mas é possível que haja uma antecipação da retomada, podendo ocorrer ainda em maio. Segundo Leite, essa retomada só poderá acontecer se as instituições cumprirem os protocolos de segurança que serão estabelecidos no novo modelo.

Fonte: GaúchaZH

download