Barracão decreta situação de emergência em decorrência da estiagem
14/01/2022 - 13:47

Na última quinta-feira (13), foi assinado pelo Prefeito Aldir Zanella da Silva, o decreto nº 448 que declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pela estiagem.

O Decreto foi emitido devido a persistência dos efeitos gerados pela estiagem, além disso, considerando que os indícios de chuvas foram insuficientes para a formação de estoque de água nos principais reservatórios, açudes e nascentes do município.

A Administração Municipal já vem há dias auxiliando os barraconenses que estão enfrentando a falta de água, principalmente em propriedades rurais. A estiagem vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais.

Além disso, a recorrência da estiagem, que já havia afetado o município no ano anterior e a pandemia de COVID-19, contribuem para aumentar a vulnerabilidade social dos cidadãos barraconenses, resultando em danos humanos, materiais e prejuízos econômicos e sociais.

A efetivação do Decreto depende da homologação do Estado do Rio Grande do Sul, bem como o reconhecimento Federal.
Com o decreto em vigor, o município poderá mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Fonte: Município de Barracão