Batalhão de Choque da BM e Polícia Federal presentes na Reserva Indígena de Cacique Doble
20/08/2022 - 9:18

Após confusão na manhã desta sexta-feira (19), onde indígenas foram atingidos por disparos de arma de fogo, a Polícia Federal e o Batalhão de Choque da Brigada Militar estão com com grande efetivo presente na Área Indígena de Cacique Doble.

A reportagem da Rádio Regional FM, conversou com o Major Rodrigo Schwaab da Silva, que explicou que o Batalhão de Choque da Brigada Militar está auxiliando o trabalho da Polícia Federal, que busca realizar a composição das partes envolvidas no conflito e promover a segurança dos indígenas na reserva.

“Buscamos fazer uma composição de partes, das partes envolvidas, para que a gente possa reestabelecer a segurança dos indígenas aqui da Reserva. Nós estamos reforçando o policiamento no local e apoiando a intervenção da Polícia Federal”, disse o Major Silva.

Ainda de acordo com o Major, os ânimos dos envolvidos estão acirrados, e existe a expectativa de que haja uma nova eleição de Cacique na Reserva, esse seria um dos motivos das brigas e discussões que dentro da reserva já duram quase um mês, e que nos últimos dias teve confrontos mais intensos.

” Os ânimos estão um pouco acirrados, conversando com as partes envolvidas a gente percebe uma animosidade de ambos os lados. Há uma especulação no sentido de que haja uma nova eleição, que haja a troca do cacicado, que é o ponto dessa ação.” explicou o oficial.

Major Silva, finalizou dizendo que ” são coisas que agora vamos levar ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF), juntamente com a Polícia Federal, pra que a gente possa buscar uma solução pacífica para toda a situação que vem correndo na Reserva.”