Bloqueio indígena no trânsito da ERS-343 reivindica ações do Poder Público
14/08/2023 - 13:58

Um bloqueio no trânsito da ERS-343 está sendo realizado na altura do trevo de acesso da Área Indígena Cacique Doble, nesta segunda-feira (14). O protesto pacífico, reivindica uma ação do Poder Público, devido aos conflitos que ocorrem na Área Indígena desde o ano passado.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o trânsito no local é liberado a cada 30 minutos. Casos de saúde e emergências são liberados. Ao meio-dia o bloqueio será desfeito retornando no início da tarde e se estendendo até às 17h.

PRE, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Brigada Militar (BM) estão no local.

OMISSÃO DO PODER PÚBLICO

Segundo relato dos indígenas que estão no local, a manifestação busca sensibilizar o poder público, que está ciente da situação e não atua para a solução dos conflitos. “Há uma omissão por parte do Estado”, relata um dos manifestantes.

Ainda de acordo com os relatos, o clima de tensão na Área Indígena atinge o psicológico da comunidade que não consegue dormir durante a noite temendo um novo conflito. Serviços básicos e essenciais também são prejudicados, como a saúde e educação. Nesta segunda-feira por exemplo, as aulas na Área Indígena foram canceladas.

De acordo com os manifestantes o caso que envolve a Área Indígena Cacique Doble já foi levado ao conhecimento do Ministério dos Povos Indígenas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério Público (MP) e Procuradoria Geral da República (PGR).

A manifestação também busca sensibilizar a comunidade não indígena sobre a situação.

CONFLITO RECENTE

Na última sexta-feira (11), um conflito na Área Indígena Cacique Doble, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas, sendo uma delas em estado grave.

O conflito teria iniciado próximo a uma escola, fazendo com que os alunos tivessem que deitar no chão do colégio para se proteger.

 

Por: Vinicius Comel – Regional FM