A diretoria dos Bombeiros Voluntários de Tapejara, durante reunião mensal, aprovou por unanimidade a aquisição e custeio de um cão que será adestrado para busca, salvamento e resgate de vítimas, trata-se de um animal da raça Border Collie que ficará sob os cuidados dos Bombeiros de Tapejara e será adestrado pela empresa Alexandre Altieri K9 Adestramento em conjunto com os bombeiros.
De acordo com os bombeiros a ideia da aquisição do Cão de busca, já era sonhada a um longo tempo pela Corporação, no entanto alguns empecilhos adiaram o fato. A possibilidade de criar o cão surgiu de uma parceria com a empresa Alexandre Altieri K9 Adestramento.
“No início do mês realizamos a aquisição do Cão, junto ao criador oficial da raça Tiago Dametto, em Tapejara, cão esse que passara a se chamar Maike. O mesmo ficará em um local adequado, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tapejara, e terá como condutores os Bombeiros Cristian Posser, Francislea Costela e Robson Rodrigues.” Comunicaram os Bombeiros Voluntários de Tapejara.
Com relação ao processo de adestramento, trata-se de um intensivo treinamento que além do Cão os Bombeiros que serão condutores precisarão passar e acontecerá no município de Encruzilhada do Sul/RS, junto a empresa Alexandre Altieri K9 Adestramento, sendo que esse trabalho, será realizado de forma totalmente gratuita pela empresa, cabendo aos Bombeiros custear apenas os deslocamentos e a manutenção do Cão e seus condutores nos dias de treino em Encruzilhada do Sul/RS.
“Ficamos muito felizes, em poder oferecer para a comunidade de Tapejara e região mais esse serviço que será prestado pelo Maike junto com os Bombeiros, pois como é de nosso conhecimento, poucas corporações no estado do Rio Grande do Sul possuem Cão adestrado para busca, podendo aumentar significativamente as chances de encontrar as vítimas, bem como reduzir o tempo de buscas, podendo salvar vidas ou até mesmo, nos casos mais graves, reduzir o tempo de resposta na busca de vítimas sem vida”, destacou o Comando e a Diretoria.
Nos próximos dias Maike já estará no quartel dos Bombeiros Voluntários e passará por testes e adaptações com seus condutores, para iniciar o processo de adestramento.