A Brigada Militar efetuou policiamento na 71ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora, que aconteceu no final de semana (24, 25 e 26) em Ibiaçá.
Para garantir a segurança dos fiéis e comunidade que passou pelo Santuário, o 10° Batalhão de Polícia Militar realizou o policiamento ostensivo no evento. Foram empregados cerca de 70 policiais militares durante os três dias de evento religioso em ações no entorno do Santuário e no município.
A Brigada Militar atuou em barreiras de fiscalização nos horários de maior fluxo de veículos, em todas as entradas e saídas da cidade de Ibiaçá e nas áreas de comércios. Todo trabalho de Segurança Publica no evento contou com a participação da Polícia Civil e do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo.
Os policiais militares atuaram de forma ostensiva, realizando abordagens preventivas, orientações ao público visitante e principalmente através de saturação de área nos locais de maior incidência de ocorrências como furto ‘punga’, onde os infratores se aproveitam da distração dos fieis e levam seus objetos – carteiras com documentos, cartões e valores em moeda corrente.
Após dois anos de pandemia, a 71ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora voltou à normalidade. Em 2022 o evento foi realizado com restrições, devido aos efeitos da pandemia que impediram a realização do evento nos anos de 2020 e 2021. Nesta edição de 2023, houve novamente a liberação do comércio, outro ponto forte que atrai cerca de 350 lojas de comércio ambulante, os quais se instalam em ruas da cidade e formam a maior feira comercial ao ar livre de toda região.
Com o lema: “Com a Mãe Consoladora no Caminho de uma Igreja Sinodal”, a Romaria de Ibiaçá contou com um público total de aproximadamente 132 mil pessoas, segundo a comissão organizadora. Os atos religiosos e celebrações tiveram início ainda na sexta-feira (17/02). Contudo o maior público de fieis se concentrou nos dias 24, 25 e 26 (sexta, sábado e domingo).
No sábado à noite acontece um dos momentos mais esperados pelos fieis, que é a procissão luminosa e concentra o maior público entre todos os dias, onde, segundo as estimativas da Brigada Militar concentrou aproximadamente 45 mil pessoas.
Em relação às ocorrências atendidas, importante ressaltar que não houve ocorrências de vulto, como por exemplo, furtos de veículos durante o evento. Foram registradas apenas ocorrências como vias de fato, ameaças, desobediências, desacatos e algumas ocorrências de furto simples durante os três dias de evento religioso.
Fonte: Brigada Militar