O Governo Municipal de Cacique Doble, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciou o cadastro para produtores interessados em receber serviços de escavação, limpeza, reforma e ampliação de açudes e bebedouros de água voltados à dessedentação animal. A medida integra o conjunto de ações de restabelecimento das condições do meio rural após os impactos provocados pela estiagem que atingiu o município.
A iniciativa foi viabilizada após o município ter homologado e reconhecido o decreto de emergência e, nesta semana, recebido a Portaria Estadual que define os critérios para uso dos recursos repassados pelo Fundo Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (FUNDEC/RS) aos Fundos Municipais de Proteção e Defesa Civil (FUMPDEC). Esses recursos são destinados exclusivamente a municípios com decretos vigentes de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
Conforme destacou o prefeito Marcio Caprini, os recursos permitirão a contratação de horas-máquina para execução direta dos serviços nas propriedades rurais. “Esse é um recurso oriundo do decreto de emergência por estiagem. Agora, iniciamos as ações de restabelecimento, e uma das prioridades é a abertura e reforma de açudes e bebedouros”, afirmou o prefeito, enfatizando que o objetivo é garantir apoio emergencial e estrutural aos agricultores, reduzindo os prejuízos causados pela seca e favorecendo a retomada das atividades no campo.
Os produtores interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 25 de abril para realizar o cadastro e solicitar o atendimento.
Fonte: FA/REGIONAL
Foto: Ilustrativa