Cacique Doble realiza 9ª Conferência Municipal da Saúde
16/03/2023 - 8:58
A 9ª Conferência Municipal da Saúde de Cacique Doble, aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), no Clube Internacional. O evento – que tem como objetivo debater e formular propostas e diretrizes voltadas à saúde pública – reuniu autoridades, representantes de entidades do município e população em geral.
Realizada a cada dois anos a Conferência Municipal da Saúde, busca dialogar com a comunidade quais são as necessidades e prioridades nas questões da saúde e de defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a conferência, foram realizadas palestras e explanações, na sequência os participantes foram separados em quatro Eixos – grupos -, cada um com um foco diferente, onde foram debatidas e formuladas propostas, que na sequência foram esplanadas para todos os presentes. A Conferência contou com os seguintes Eixos:
– 1° Eixo: O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
– 2° Eixo: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
– 3° Eixo: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
– 4° Eixo: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Na conferência também foram eleitos os delegados, que serão os responsáveis por levar os projetos elaborados para a Conferência Estadual de Saúde.
Para a secretária de saúde de Cacique Doble, Rose Gelain, o principal foco da Conferência foi ouvir a população. “Pretendemos ouvir os nossos usuários do SUS”, pontuou a secretária antes do início do evento.
A psicóloga que atua na rede municipal de Cacique Doble e uma das organizadas da Conferência, Izadora Poletto, explicou que agora haverá uma conferência a nível de Rio Grande do Sul, e depois disso, a nível de Brasil. “Será realizada uma conferência Estadual e posterior Federal”, disse.
*Por: Vinicius Comel