Caminhada do Setembro Amarelo foi realizada hoje (1°) em Cacique Doble
01/09/2022 - 13:42
A Secretaria de Saúde de Cacique Doble, possui atendimento psicológico e profissionais preparados para atender quem precisa de ajuda. Se você se sentir incomodado em algum momento desta matéria, procure a ajuda de um profissional nas Unidades de Saúde de Cacique Doble ou ligue no 188.
A Caminhada do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio aconteceu na manhã desta quinta-feira (1°), em Cacique Doble. A caminhada teve saída da Praça da Igreja Matriz e se dirigiu até a Unidade de Saúde Centro.
Profissionais da saúde e alunos das redes municipal e estadual de educação participaram do evento, que contou com cartazes e carro de som, buscando difundir a campanha para o máximo de caciquenses possível. O ato também contou com o apoio da Brigada Militar.
Na chegada a Unidade de Saúde Centro, foram plantados girassóis para simbolizar o início do mês do Setembro Amarelo e demonstrar que a ajuda pode ser buscada nas unidades de saúde do município.
Para a secretária de saúde de Cacique Doble, Daiane Fortuna, o mês de prevenção ao suicídio, é o mês de ajudar e escutar os que mais precisam.
“Sabemos que o dia 10, é o dia Mundial de Prevenção ao suicídio, mas já iniciamos essa ação no dia 1° para divulgar esta campanha, para que seja bem ampla. A campanha realmente traz a prevenção ao suicídio, que é a ajuda as pessoas, a escuta dos profissionais de saúde… o nosso objetivo é trazer para a população o entendimento de que cada vida importa”, disse a secretária.
Uma das psicólogas que atende na rede pública do município de Cacique Doble, Izadora Poletto Ribeiro, diz que os números de suicídios no Brasil preocupam, e que acolher as pessoas que precisam de ajuda pode ser uma das soluções para o problema.
“No Brasil ocorrem cerca de 14.000 suicídios por ano, se a gente contabilizar em dia, ocorrem em média 38 suicídios por dia. É um dado bastante grave, quando paramos e refletimos o quanto cada vida importa. Inclusive o lema da Campanha deste ano é ‘A Vida Importa’, então vamos olhar para nossas vidas e acolher as pessoas”, comentou a psicóloga.
A Secretaria de Saúde de Cacique Doble, possui atendimento psicológico e profissionais preparados para atender quem precisa de ajuda. Se você se sentiu incomodado em algum momento desta matéria, procure a ajuda de um profissional nas Unidades de Saúde de Cacique Doble ou ligue no 188.
Ouça as entrevistas: