O caso da morte do jovem Luiz Eduardo Muller Debona, de 23 anos, natural de São José do Ouro, completa um ano neste domingo (19). Na manhã do dia 19 de fevereiro de 2022 (sábado), o corpo de Luiz Eduardo foi encontrado em um riacho que corta a cidade de São José do Ouro.
O jovem estava em uma festa, onde teria se envolvido em uma briga na madrugada daquele sábado.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de São José do Ouro, Fernando Vargas de Castro, as investigações do caso da morte de Luiz Eduardo, foram encerradas em maio de 2022, quando o caso foi encaminhado para o Ministério Público (MP).
A denúncia oferecida à justiça pelo MP, por meio do promotor Damasio Sobiesiak, foi encaminhada em 01 de Junho de 2022
De acordo com o documento, por volta das 5h, Luiz Eduardo Muller Debona, teria sido agredido por três indivíduos, em diversas partes do corpo. Ainda de acordo com a denúncia oferecida pelo MP, em dado momento Luiz Eduardo teria se desvencilhado das agressões e corrido por alguns metros, quando foi perseguido e novamente agredido.
“Decorrente das agressões, [Luiz Eduardo] acabou caindo em um riacho que passa pelo local, onde foi encontrada [a vítima], horas depois, já sem vida”, consta na denúncia.
De acordo com o laudo pericial, a causa da morte do jovem foi asfixia por afogamento. O laudo também constatou diversas lesões pelo corpo da vítima.
A promotoria acusa os três indivíduos pelos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil e com emprego de “veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio incidioso ou cruel, ou de que posa resultar perigo comum”, previsto no artigo 121, § 2.º, incisos II e III, e por concurso de pessoas, previsto no artigo 29, ambos do código penal.
Quatro audiências de instrução do caso estão marcadas para os dias 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2023. De acordo com o promotor Damasio Sobiesiak, o processo agora aguarda a intimação das testemunhas e das partes envolvidas, para que após as audiências de instrução ocorra o interrogatório e a decisão do juiz da Comarca, para encaminhamento do processo à júri popular, ou não.
AS INVESTIGAÇÕES
Um mês após o corpo de Luiz Eduardo ter sido encontrado, a Polícia Civil de São José do Ouro, divulgou com exclusividade para Regional FM, que havia requisitado imagens de câmeras de segurança de seis estabelecimentos comerciais próximos ao local onde o corpo foi encontrado. Imagens do Hospital São José, na data da madrugada do ocorrido também foram solicitadas. Além disso, 16 vídeos e seis áudios referentes ao ocorrido foram anexados ao procedimento, e dois HD’s foram encaminhados para a perícia.
Na época a investigação havia ouvido três suspeitos pela morte do jovem – que aparecem em imagens agredindo Luiz Eduardo -, além de 20 testemunhas.
O promotor Damasio Sobiesiak, informou que devido a grande quantidade de material anexada a denúncia, o MP consumiu um tempo considerável para a análise de todo o material
MANIFESTAÇÃO
Na tarde do dia 20/02/2022 – um dia após o corpo de Luiz Eduardo Muller Debona ter sido encontrado – familiares e amigos realizaram uma carreata pelas ruas de São José do Ouro, pedindo justiça pela morte do jovem.
*Por: Vinicius Comel