A instabilidade climática deve continuar sobre grande parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (5), especialmente na metade Norte do Estado. A intensificação de uma área de baixa pressão, somada à circulação de umidade e à chegada de uma nova frente fria, coloca diversas regiões em estado de alerta. A única exceção é a porção Sul, onde o sol deve predominar ao longo do dia.
De acordo com a Climatempo, já a partir da madrugada e ao longo da manhã, são registradas pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em áreas do Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, Região Central e Vales. O tempo instável pode causar transtornos, especialmente nas áreas mais atingidas.
Tanto a Climatempo quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para o risco de temporais localizados. A situação mais preocupante se concentra na divisa com Santa Catarina, onde há possibilidade de chuva forte e volumosa, acompanhada de descargas elétricas e ventos que podem alcançar até 85 km/h. O volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 50 e 100 milímetros ao longo do dia.
A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos meteorológicos e tomar precauções diante do risco de alagamentos, quedas de árvores e outros danos provocados pelo mau tempo. Confira o cenário na região:
– São João da Urtiga: 15ºC/21ºC – 10,2mm
– Cacique Doble: 14ºC/20ºC – 10,7mm
– São José do Ouro: 14ºC/20ºC – 11mm
– Barracão: 14ºC/20ºC – 13,6mm
– Maximiliano de Almeida: 15ºC/21ºC – 21mm
– Santo Expedito do Sul: 14ºC/20ºC – 9mm
– Paim Filho: 15ºC/21ºC – 14,3mm
Fonte: FA/REGIONAL com informações da ClimaTempo e do Inmet