A MetSul Meteorologia projeta que a chuva deve se intensificar nos próximos dias no Rio Grande do Sul, mantendo o estado sob instabilidade até sexta-feira. O avanço de uma frente fria semi-estacionária sobre o território gaúcho traz preocupação com volumes elevados de precipitação, especialmente nesta quarta-feira, 18 de junho.
A previsão indica que a chuva atinge quase todo o estado neste dia, com exceção de áreas mais ao Norte. A instabilidade deve provocar acumulados expressivos, com risco de transtornos em regiões onde o solo já está encharcado.
Na quinta-feira, o cenário permanece instável, mas a chuva tende a se concentrar na faixa central e na Metade Norte do estado. Já a Metade Sul deve ter tempo mais firme na maior parte das localidades, com possibilidade de aberturas.
Na sexta-feira, a formação de uma área de baixa pressão volta a provocar chuva em diversas regiões do estado, especialmente no Centro, Leste e Nordeste, onde os volumes podem ser altos novamente, acompanhados de vento.
Ainda segundo o Inmet, também há alerta para perigo de tempestade e ventos intensos em quase todo o território gaúcho. O acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) e os ventos, a 100 quilômetros por hora (km/h).
– São João da Urtiga: 16ºC/23ºC – 1mm
– Cacique Doble: 16ºC/23ºC – 1mm
– São José do Ouro: 15ºC/22ºC – 1mm
– Barracão: 15ºC/23ºC – 1mm
– Maximiliano de Almeida: 15ºC/23ºC – 1mm
– Santo Expedito do Sul: 16ºC/22ºC – 1mm
– Paim Filho: 16ºC/23ºC – 1mm
Fonte: FA/REGIONAL com informações do Inmet e da ClimaTempo