Ciclone e frente fria intensificam instabilidade no RS neste fim de semana
11/11/2023 - 10:55

O fim de semana será marcado pelo aumento da instabilidade no Rio Grande do Sul. No sábado (11), de acordo com a Climatempo, há previsão de fortes pancadas de chuva, acompanhadas por raios e trovoadas, em todas as regiões. Isso ocorre devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical em alto mar.

Segundo a meteorologista da Climatempo, Luíza Cardoso, o ciclone deve trazer ventania de até 90 km/h no Estado, principalmente no sábado:

— Ele vai se enfraquecendo cada vez mais ao longo do domingo (12).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, que representa perigo em potencial para tempestades na Campanha, Sul, Fronteira Oeste e Litoral Sul. O aviso estende-se do início da manhã desta sexta-feira (10) até as 10h de sábado.

Segundo os meteorologistas, o maior acumulado está previsto para a Fronteira Oeste. Em Alegrete, por exemplo, é de 56mm – valor equivalente a 36% do esperado para o mês de novembro. Porto Alegre não deve registrar acumulados significativos.

A temperatura não sofre grandes alterações. No início do dia, Pedras Altas, no Sul, registra a mínima de 13ºC. À tarde, os termômetros de Novo Tiradentes, na Região Norte, atingem 38ºC, a máxima do Estado. Na Capital, a variação térmica fica entre 20ºC e 30ºC.

No domingo, outra frente fria se aproxima do RS, causando – junto ao ciclone -, mais instabilidade. A Climatempo aponta para chuva de intensidade moderada a forte, acompanhado por raios, trovoadas e ventania em todo o território gaúcho. Vera Cruz, no Vale do Rio pardo, e Vila Nova do Sul, na Região Central, marcam os maiores acumulados do dia: 60mm (cerca de 45% do volume previsto para novembro). Na Capital, a previsão indica 32mm (em torno de 24% do esperado para o mês).

Ao que tudo indica, a segunda-feira (13) será mais um dia de tempo instável.

Fonte: GZH