Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), foi aberta pela Câmara de Vereadores do município de São João da Urtiga, para investigar possíveis irregularidades na campanha eleitoral do atual prefeito, Cezar Olimpio Zandona (Lambari).
De acordo com informações da RBS TV, Zandona tem 10 dias a partir da abertura da CPI, para taralhar na sua defesa. No total são 6 acusações contra o chefe do executivo de São João da Urtiga, referentes ao processo eleitoral de 2020, entre elas estão a nomeação de familiares para o cargo de secretários como forma de pagamento da campanha eleitoral, coação de secretários para descontar 15% do salário para também pagar a campanha eleitoral e falsificação de assinaturas em projetos de obras.
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores, que deu abertura na CPI, aconteceu na última segunda-feira (04). As denúncias contra Zandona foram feitas por um ex-secretário e encaminhadas ainda na semana passada para o legislativo.
Após os 10 dias, que o prefeito tem para organizar sua defesa, a comissão da CPI vota pelo afastamento provisório do chefe do executivo durante o processo da investigação. A CPI, deve ouvir testemunhas e ter acesso às provas, para que a investigação seja concluída.
À RBS TV, Zandona negou as acusações e disse ter provas de que elas não procedem. Ele também afirmou que não recebeu nenhuma intimação com o conjunto dos fatos que foi acusado, mas que assim que tiver acesso irá trabalhar na defesa.