CRAS de Maximiliano de Almeida esclarece sobre listagem de beneficiados pelo Auxílio Emergencial
10/06/2020 - 12:50

Após uma análise da listagem disponibilizada no portal transparência, dos cidadãos que tiveram o auxílio emergencial concedido – período maio/2020 – foi identificado que não consta na lista o nome de pessoas que foram beneficiadas, e a lista apresenta nomes de pessoas que sequer tem conhecimento do recebimento do benefício.

Isso se deve ao fato de que existem pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal – que geralmente é desatualizado – o que fez com que o benefício fosse creditado automaticamente.

O Cadastro Único é realizado para as pessoas que frequentam alguma atividade promovida pelo CRAS, tem como prazo de atualização a cada dois anos e a base de dados usada foi a do final de março/2020.

Diante disso, existem situações de que a família tem o nome na listagem, sem que talvez hoje preencham os requisitos do auxílio emergencial, e este é justamente o propósito da portal transparência, fazer o controle social.

Estar na lista quer dizer que o benefício foi liberado, cabe ao indivíduo sacar ou não, uma vez que apesar dos inúmeros cruzamentos de dados foi concedido.

Os órgãos do governo têm disponibilizado meios de fazer a devolução, seja de forma voluntária ou obrigatória, caso comprovada a concessão indevida, através do site https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao.

Os responsáveis salientam que este é um programa federal, não é de responsabilidade dos municípios, no entanto estão empenhados ao máximo para que todos os munícipes que preencham os requisitos sejam contemplados, sendo assim, essas e outras questões a equipe da Secretaria de Assistência Social/CRAS está à disposição para esclarecimentos.

Informações: 3397 1606 ou 996672884

Destaque News