Crimes ambientais são flagrados em Ibiraiaras
06/09/2022 - 13:43

ATERRAMENTO DE BANHADO E NASCENTE EM ÁREA RURAL

A Polícia Ambiental da Brigada Militar registrou um crime no município de Ibiraiaras, divisa com São Jorge. Os policiais fiscalizaram uma propriedade rural, a fim de verificar denúncia de intervenção em área de preservação permanente.

Com a fiscalização, os Policiais Militares confirmaram o crime ambiental, onde constataram a intervenção em área de preservação permanente, (banhado e nascentes), através do aterramento que atingiu uma área total de 0,21 hectares. Além de atingir espécies típicas de área alagadiça: Caraguatá, Chapéu de couro, Capim Tiririca, gramíneas entre outras.

Diante aos fatos foi confeccionado BO-Cop, para o Proprietário, pelo crime ambiental.

DESTRUIÇÃO DE MATA NATIVA

Na última sexta-feira, dia 02 de setembro, uma guarnição do 4º GPA de Lagoa Vermelha, deslocou até o município de Ibiraiaras, onde foi fiscalizada uma propriedade rural, a fim de verificar denuncia de destruição de mata nativa.

No local, após levantamento ambiental, foi constatada a supressão da vegetação arbórea nativa em estágio inicial e médio de regeneração, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. Este serviço atingiu uma área total de 0,26 hectares e as seguintes espécies: Pessegueiro bravo, Camboatã, Vassourão, Canela, Bugre, cipós entre outros.

O responsável pelo serviço apresentou alvará de corte, referente ao corte de 24 árvores em uma área de 0,05 hectares, o que não conferiu com o que foi localizado no local. Diante dos fatos foi confeccionado termo circunstanciado para o responsável pelo serviço.

Fonte: Tua Rádio Cacique