Decreto regulamenta a volta às aulas em Santo Expedito do Sul
24/05/2021 - 13:00

A volta às aulas em Santo Expedito do Sul já tem data marcada: 25 de maio.

O decreto 2242/2021, publicado na última quinta-feira (20) regulamenta a retomada das aulas no âmbito da rede municipal de ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Delirdes Tonietto, a retomada das aulas seguirá um cronograma específico.
A partir do 25 de maio, o atendimento presencial coletivo será para o 1º. ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, alunos sem internet e alunos com dificuldades de aprendizagem do 2º ao 9º ano.

A partir do dia 31 de maio inicia o atendimento presencial coletivo do Pré A e Pré B da educação infantil de forma híbrida e do 2º ao 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do dia 07 de junho, o atendimento presencial coletivo será a partir dos 6º, 7º, 8º e 9º anos das séries finais do Ensino Fundamental. As demais turmas da educação infantil continuarão com aulas remotas até o início do 2° semestre, considerando as dificuldades de se controlar o distanciamento social nessa faixa etária.
Conforme Delirdes, a carga horária a ser seguida pelos alunos durante a pandemia, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, será de três horas, sem intervalo. “O restante da carga horária deverá ser cumprida com trabalhos à distância, enviados pelo professor e devolvidos pelo aluno”, explica ela.

Conforme o decreto, o escalonamento dos alunos deverá seguir o plano de contingência de cada estabelecimento de Ensino. “Precisamos ter todos os cuidados para preservar nossos alunos, professores e funcionários”, comenta a secretária.
Para a retomada das aulas, o decreto levou em consideração as recentes determinações e regramentos do Estado do Rio Grande do Sul; a necessidade de retorno das atividades presenciais escolares; os índices do contágio do COVID-19 no âmbito municipal, descrito em relatório emitido pela Secretaria de Saúde; os índices de internados do COVID-19 no âmbito municipal; além da orientação do COE Municipal.

Ascom