Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba da importância do ato
14/06/2022 - 11:09

Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a data foi organizada pela primeira vez em 2005, em uma ação conjunta da Organização Mundial da Saúde, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

O dia busca conscientizar as pessoas sobre a necessidade da doação de sangue, uma ação que como explica a responsável por uma grupo de doações em São José do Ouro, Aline Biasi, pode salvar vidas.

“Cabe dizer que cada doador de sangue, uma única vez, que ele se disponha a fazer este ato ele pode salvar até quatro pessoas. Pois na coleta de sangue, o sangue pode ser dividido em até quatro componentes: o concentrado de massas, o concentrado de plaquetas, o plasma fresco congelado e o plasma fresco crioprecipitado”, explica Aline.

A responsável pelo grupo de doações, também explica que pode doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg, e que no dia da doação estejam bem alimentados, tenham dormido mais de seis horas e portem documento de identificação.

Doe sangue e salve vidas!

.

Ouça a responsável pelo grupo de doações em São José do Ouro, Aline Biasi: