DUAS MASSAS POLARES TRAZEM ONDA DE FRIO INTENSA NESTA SEGUNDA-FEIRA E POSSIBILIDADE DE NEVE NO RIO GRANDE DO SUL
23/06/2025 - 7:38

b1ace3d2-7668-42de-8aca-a5d317e6c7bf

A segunda-feira, dia 23 de junho, será marcada por instabilidade no tempo no Rio Grande do Sul. A presença de uma frente fria mantém a previsão de chuva forte e temporais isolados com risco de granizo e raios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado. As áreas com maior volume de precipitação são o Alto Uruguai, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte, nas proximidades de Torres.

No decorrer do dia, a frente fria se afasta com a chegada de uma intensa massa de ar polar, fazendo com que o tempo comece a melhorar em grande parte do Estado, com a presença de sol entre nuvens. No entanto, a mudança traz também queda acentuada nas temperaturas, tornando a tarde gelada e a noite ainda mais fria. Há possibilidade de ocorrência de neve ou chuva congelada em pontos isolados do Sul e do Norte gaúcho.

Segundo a MetSul Meteorologia, duas massas de ar polar atingirão o Estado nesta semana. A primeira delas começa a atuar nesta segunda-feira e será acompanhada de vento moderado a forte, provocando sensação térmica extremamente baixa. A segunda massa de ar frio deverá intensificar ainda mais as baixas temperaturas nos próximos dias.

Com ar seco e vento mais calmo, as madrugadas de terça-feira (24) e quarta-feira (25) devem registrar as temperaturas mais baixas da semana, com possibilidade de geada generalizada e marcas negativas em diversas regiões. A sequência de dias frios preocupa autoridades e a população, especialmente nas áreas atingidas pelas enchentes, onde o impacto das baixas temperaturas pode agravar ainda mais a situação dos desabrigados.

– São João da Urtiga: 3ºC/15ºC – 41mm
– Cacique Doble: 3ºC/15ºC – 44,5mm
– São José do Ouro: 3ºC/15ºC – 45,3mm
– Barracão: 3ºC/15ºC – 46,5mm
– Maximiliano de Almeida: 4ºC/15ºC – 43,5mm
– Santo Expedito do Sul: 3ºC/15ºC – 36,4mm
– Paim Filho: 4ºC/15ºC – 44,3mm

Fonte: FA/REGIONAL com informações da ClimaTempo e da MetSul Meteorologia