A definição das pré-candidaturas ao governo do Rio Grande do Sul movimenta os partidos políticos há alguns meses e se intensificou no início de 2022. Ao menos 12 legendas já apresentaram os nomes que devem lançar para a disputa, marcada para 2 de outubro.
-
-
Foto: Divulgação
O então governador, Eduardo Leite (PSDB), anunciou sua renúncia no dia 28 de março. A transmissão do cargo para o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) ocorreu no dia 31 de março. Ainda assim, Leite anunciou sua pré-candidatura em 13 de junho.
Há ainda nomes e partidos que anunciaram interesse em concorrer, mas cuja pré-candidatura não foi confirmada oficialmente.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Após as eleições, no dia 2 de outubro, um eventual segundo turno está marcado para 30 de outubro. Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
- BETO ALBUQUERQUE (PSB)
Natural de Passo Fundo, Beto Albuquerque foi deputado estadual e deputado federal. Em 2014, foi candidato à vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB).
Natural de Miraguaí, Edegar Pretto é deputado estadual e já foi presidente da Assembleia Legislativa. O PV e o PC do B anunciaram apoio ao político no estado.
- EDUARDO LEITE (PSDB)
Natural de Pelotas, Eduardo Leite foi vereador e prefeito do município e governador do estado entre 2019 e 2022.
Natural de Porto Alegre, Gabriel Souza é deputado estadual e já foi presidente da Assembleia Legislativa.
Natural de Candelária, Luis Carlos Heinze foi prefeito de São Borja, deputado federal e é senador. O PTB anunciou apoio ao político, indicando a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino como vice.
- MARCO DELLA NINA (PATRIOTA)
Natural de Porto Alegre, é líder comunitário há 33 anos. O partido indicou Ademir Terres como vice.
- ONYX LORENZONI (PL)
Natural de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni foi deputado estadual e é deputado federal. Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo de Jair Bolsonaro (PL). O Republicanos e o PROS anunciaram apoio ao político.
- PEDRO RUAS (PSOL)
Natural de Porto Alegre, Pedro Ruas foi deputado estadual e é vereador da Capital. O PSOL busca o apoio de partidos como PCB e Unidade Popular.
- REJANE DE OLIVEIRA (PSTU)
Natural de Porto Alegre, Rejane é professora aposentada da rede estadual e foi presidente do CPERS Sindicato.
- RICARDO JOBIM (NOVO)
Natural de Santa Maria, Ricardo Jobim é advogado e empresário.
- ROBERTO ARGENTA (PSC)
Natural de Gramado, Roberto Argenta foi prefeito e vereador de Igrejinha, além de deputado federal. Atualmente, atua como empresário.
- VIEIRA DA CUNHA (PDT)
Natural de Cachoeira do Sul, Vieira da Cunha foi vereador em Porto Alegre, deputado estadual e deputado federal. Já foi presidente da Assembleia Legislativa.
Fonte: g1 RS