Já está disponível um nova versão do serviço oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por meio do whatsapp, para esclarecimento do público em caso de dúvidas sobre o sistema de votação. Basta adicionar o número (51) 2312-2015 no aplicativo e enviar mensagem de texto.
Conforme o tipo de informação solicitada, a resposta é fornecida de forma automática (ferramenta “chatbot”, que simula um atendente real) ou então interativa, com apoio de servidores do órgão. O mecanismo funciona em conjunto com o os serviços “SOS Eleições” e “Tira Dúvidas ” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram priorizadas questões mais comuns no período que antecede a eleição, a exemplo da consulta ao número do título de eleitor, situação individual e local de votação. Também há informações sobre como votar, justificar ausências nas urnas ou denunciar irregularidade eleitoral.
A expectativa é de que o sistema “robotizado” seja capaz de responder de forma satisfatória a 90% das consultas realizadas, sem a necessidade de intervenção humana. “Mas o atendimento humanizado estará disponível sempre que necessário”, ressalta o TRE-RS, que acrescenta:
“É importante reforçar que o aplicativo ‘e-Título’ é sempre a melhor alternativa para obtenção de dados sobre a situação do eleitor, servindo inclusive como documento pessoal válido na seção eleitoral, desde que tenha foto do eleitor”.
Uso de “cola” é recomendado
A fim de agilizar o procedimento de votação, o Tribunal Regional recomenda aos eleitores que levem consigo até a seção uma “cola” com os números dos candidatos escolhidos. Vale lembrar que a escolha é feita por etapas – cada uma relativa a um cargo em disputa e com diferentes quantidades de números:
– Deputado federal: quatro números
– Deputado estadual: cinco números.
– Senador: três números.
– Governador: dois números.
– Presidente da República: dois números.
Fonte: O Sul