Nesta sexta-feira (11), aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Esterlito Malaquias, em Cacique Doble, atividades relacionadas ao Projeto ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais). As atividades iniciaram pela manhã com atividades que buscaram resgatar traços da cultura Kaingang, ao meio-dia aconteceu almoço com pratos típicos e durante a tarde atividades relacionadas ao resgate do uso de remédios naturais.
Para a diretora da escola, professora Cleuza Dutra Tonello, o projeto que nasceu da 15ª CRE e da SEDUC, além de incentivar o resgate da cultura serve para mostrar os trabalhos realizados pela escola.
“Um projeto de resgate da cultura, de valorização das etnias, enfim, trazendo essa busca pela identidade na escola. A gente traz em parceria com a SESAI [Secretaria Especial de Saúde Indígena], o resgate da espiritualidade… os familiares [dos alunos] fizeram a coleta de ervas, coletamos e fizemos a comida no estilo indígena, além das artes, do asteranto e do que a gente faz no dia-a-dia, pra mostrar o que é realmente a comunidade indígena.” disse a diretora da Escola Esterlito Malaquias
Para Vera Lucia Padilha Dias , que trabalha na SESAI e auxilia nas atividades realizadas, todo o trabalho tenta resgatar a importante e rica cultura Kaingang.
“A gente está fazendo um trabalho de formiguinha, a gente está tentando trazer tudo que está se perdendo”, pontuou Vera.
Durante a tarde estavam programadas brincadeiras típicas para os alunos, porém devido ao mal tempo a atividade precisou ser cancelada.
Ouça a entrevista: