No fim de semana a frente fria associada a uma massa de ar frio provoca mudança radical na temperatura. Um sistema de alta pressão atmosférica, massa de ar seco e frio, de trajetória continental se desloca logo atrás desse sistema. O impacto mais forte e amplo do ar frio ocorrerá a partir de domingo.
No sábado o tempo seguirá abafado em cidades do Centro, Norte e em parte do Leste no Rio Grande do Sul. Com a chegada da instabilidade ao Estado haverá contrastes pelo território gaúcho. Enquanto que o Norte/Noroeste e vales terão máximas ao redor de 25 a 27°C, no Sul e na Campanha a temperatura começa a mudar com temperatura ao redor de 15°C à tarde.
O domingo irá marcar a grande virada na temperatura no Estado todo, com previsão de sensação de frio o dia inteiro. Dois aspectos são importantes nessa virada: o primeiro é a grande virada na máxima de sábado para domingo e o segundo é a tendência de esfriar muito da tarde para a noite.
Em algumas cidades a virada na temperatura poderá ficar ao redor de 15°C comparando as tardes de sábado e de domingo. No Noroeste gaúcho mesmo, a máxima no sábado poderá atingir 27°C enquanto que na tarde de domingo a temperatura não passará de 14°C.
No final da noite de domingo, a temperatura irá baixar os 10°C em grande parte do território gaúcho, com marcas inferiores a 5°C na Metade Sul. Entre Santa Maria, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão, Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul a noite de domingo poderá terminar com marcas entre 2 e 4°C.
Acesse o original: MetSul