A semana no Rio Grande do Sul terá a influência do ar polar com destaque para o frio. Nas próximas horas desta segunda o tempo fica seco e ensolarado em todas as regiões. Por outro lado, o vento gelado que predomina do quadrante sul dificulta a elevação da temperatura com previsão de temperatura baixa também a tarde.
Assim que anoitecer a tendência é de o frio ganhar força com marcas muito baixas de temperatura por todas as regiões. A tendência é de o frio mais forte abranger também cidades da Metade Norte. A temperatura tende a baixar de 5°C em grande parte das regiões com marcas ao redor de zero e negativas nos pontos de maior altitude.
O núcleo do sistema de alta pressão atinge o território gaúcho nesta terça-feira. Como resultado o frio atinge seu ápice no Estado. O frio será intenso de sul a norte com previsão de mínimas ao redor de zero e até mesmo negativas. É provável que seja o dia mais frio do ano até agora em praticamente todas as regiões. O risco de geada ampla e com intensidade moderada a forte fica mais abrangente.
Na Grande Porto Alegre a temperatura poderá baixar de 5°C no vale do sinos, sobretudo, nas baixadas. Não se descarta a ocorrência de geada no cinturão verde da região metropolitana. Durante a tarde com sol a temperatura sobe devagar e não passa muito de 17°C.
Na quarta o ar seco e frio começa a dar lugar a instabilidade e a chuva. A maior presença da umidade e das nuvens pode fazer com que as mínimas não baixem tanto como nos dias anteriores, sobretudo, na Metade Norte. Nesse ínterim modelos projetam entre 6 e 8°C para essas áreas.
Na quinta-feira um centro de baixa pressão atmosférica que se forma no mar na altura do Paraná avança pelo mar para o Sul e passa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul. Pode voltar a chover forte em parte do Norte e Nordeste gaúcho. As nuvens avançam até a área central do Estado, contudo, a chuva se limita a faixa Norte.
Na sexta-feira a instabilidade se espalha por grande parte das regiões. A chuva mais volumosa seguirá na Metade Norte. Nos Campos de cima da serra e em parte do Litoral Norte modelos projetam risco de chuva forte de acumulados altos em poucas horas. Modelos chegam a projetam mais de 100 mm. O frio do começo da manhã diminui com mínimas acima de 10°C em grande parte das regiões.
Portanto, a primeira metade da semana terá como destaque o frio e a geada com predomínio de tempo seco. Já a segunda metade terá o retorno da instabilidade e poderá voltar a chover forte com volumes altos de precipitação é risco de transtornos.
Acesse o original: MetSul