Governador Gaúcho diz que o Estado precisará de programa de recuperação similar ao da Europa depois da Segunda Guerra Mundial
06/05/2024 - 15:45

Em um de seus pronunciamentos nesse fim de semana, o governador gaúcho Eduardo Leite afirmou que a reconstrução de áreas do Rio Grande do Sul devastadas pelas chuvas nos últimos dias exigirá um “Plano Marshall”. Ele se referiu ao célebre programa de auxílio financeiro deflagrado pelos Estados Unidos em países europeus após a a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial (1938-1945).

“Precisaremos de um ‘Plano Marshall’, no sentido de uma iniciativa de excepcionalidade em projetos e recursos”, declarou Eduardo Leite. “O povo que foi vítima da tragédia não pode ser também vítima de desassistência. Mesmo quando a chuva parar, teremos dias difíceis pela frente e precisaremos de toda a ajuda possível.”

Eduardo Leite também agradeceu ao governo federal pelo apoio ao enfrentamento da pior tragédia climática na história conhecida do Rio Grande do Sul. Em um momento no qual os gaúchos ainda contabilizam perdas humanas, materiais e financeiras, ele também voltou a bater na tecla da importância de se deixar as diferenças de lado.

“A bandeira do Rio Grande do Sul é hoje a bandeira de todo o Brasil. Todos nós, líderes políticos, devemos nos colocar à altura do fato, independentemente de partido, corrente ideológica ou qualquer outra diferença. E é isso que eu sinto na disposição de todas as partes”.

REFERÊNCIA HISTÓRICA: ️O “Plano Marshall” recebeu essa denominação em referência ao seu criador, o general George Catlett Marshall, dos Estados Unidos – um dos integrantes do grupo de vencedores (os Aliados) do conflito mundial contra a aliança formada por Alemanha, Itália e Japão (o Eixo). No foco estavam empréstimos de grandes somas aos governos nacionais contemplados, mediante baixas taxas de juros.

FONTE: Jornal O Sul