Governo do RS define seis regiões com bandeira vermelha e 14 em laranja
03/08/2020 - 18:10

A 13ª fase do modelo de Distanciamento Controlado terá seis regiões sob bandeira vermelha, que configura área de alto risco de contágio com o coronavírus. São elas: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo e Lajeado. O mapa definitivo desta rodada foi apresentado na tarde desta segunda-feira, pelo governador Eduardo Leite, após o Piratini ter analisado os recursos de associações e municípios. De acordo com o governo, 49% da população gaúcha reside nesta área.

Na sexta, o mapa prévio indicava 12 regiões na bandeira vermelha. No entanto, Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeiras das Missões, Pelotas, Bagé e Caxias do Sul retornaram à bandeira laranja, após os pedidos de reconsideração. Além delas, municípios Tapera, Cristal e Ivoti também apresentaram pleitos que foram deferidos.

No total, 14 das 20 regiões estão sob bandeira laranja.

As seis regiões em bandeira vermelha agregam 165 municípios, com 5.620644 habitantes. Dentre elas, 65 municípios, que corresponde a 302.153 habitantes (2,7% da população gaúcha), poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores a apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informações.

Correio do Povo