O governo federal anunciará, em breve, um programa de assistência técnica especializada para assessorar indígenas em suas atividades agrícolas. A informação foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A iniciativa será lançada nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o ministro, o Plano Safra já conta com uma categoria específica para quilombolas e indígenas, permitindo acesso a crédito para impulsionar a produção rural. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dispõe de 14 modalidades, entre elas o Pronaf A e A/C, voltadas para indígenas, quilombolas e beneficiários de programas de reforma agrária.
“O Pronaf já contempla os indígenas, oferecendo um financiamento de R$ 50 mil, com juros de 5% ao ano e desconto de 20% no valor financiado”, explicou Teixeira. Ele também destacou a necessidade de respeitar as culturas próprias das comunidades indígenas, garantindo que possam produzir alimentos sem entraves burocráticos excessivos.
O novo programa pretende fortalecer a produção agrícola indígena, assegurando suporte técnico e financeiro para que essas comunidades possam expandir suas atividades com maior segurança e autonomia.
Fonte: FA/REGIONAL com informações do Canal Rural