Está definido o período de inscrições para o próximo processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): será de 22 de março a 4 de abril de 2021.
Foi divulgada também uma lista preliminar dos cursos que serão ofertados. Todos os 17 campi vão oferecer vagas. No entanto, devido a ajustes no calendário acadêmico da instituição ocasionados pela pandemia, o número será menor em relação a processos anteriores.
A publicação dos documentos com o detalhamento do processo (editais) ocorrerá no primeiro dia de inscrições, ou seja, 22 de março. Os editais conterão orientações sobre as inscrições, que ocorrerão de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo).
Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).
Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.
Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.
As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido.
Fonte: IFRS