No início do mês de março a Polícia Federal desencadeou uma grande operação na Reserva Indígena de Cacique Doble. Na ocasião ao menos 5 indígenas foram presos. Durante a ação foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão na terra indígena e também em São José do Ouro. Foram apreendidas armas e celulares dos envolvidos. Passado este momento um grupo de indígenas esteve na manhã de ontem (6) na FUNAI em Passo Fundo.
No local um membro da comunidade Kaingang de Cacique Doble, explicou que a visita na FUNAI é para pedir ajuda. Há desentendimentos dentro da reserva, com situações que se arrastam há anos. Segundo ele as lideranças foram presas recentemente e a comunidade quer uma nova eleição, com mudanças. O pedido na FUNAI se deve aos conflitos e divisões de grupo, buscando assim segurança para a eleição.
Ele disse ainda que a FUNAI os recebeu para o diálogo e explicou que a reserva de Cacique Doble tem cerca de 1000 indígenas, entre crianças e idosos, por isso é importante uma coordenação. A eleição ocorre como manda a tradição indígena, com cada candidato sendo representado por um grão de cereal diferente. Os eleitores escolhem o seu candidato e colocam o grão correspondente a ele em um pote. Vence o candidato que tiver o seu tipo de cereal com mais grãos no pote, sendo tudo contabilizado por membros de fora da tribo, para dar autonomia e garantir justiça na apuração.
Fonte: Mateus Miotto/Uirapuru