
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2026 começam nesta segunda-feira, conforme divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O edital do exame foi publicado na última sexta-feira e traz novidades para esta edição, entre elas a inscrição automática para estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
O procedimento será realizado com base nos dados enviados pelas redes de ensino ao MEC. Mesmo com a inscrição pré-preenchida, os estudantes deverão acessar a Página do Participante para confirmar a participação e complementar informações, como município de realização da prova, escolha da língua estrangeira e necessidade de atendimento especializado ou recursos de acessibilidade.
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante.
O mesmo prazo vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. Participantes que tiveram a isenção da taxa aprovada também precisam efetivar a inscrição no sistema.
Para os candidatos não isentos, a taxa permanece em R$ 85 e poderá ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição bancária. O prazo para pagamento vai até 10 de junho.
Outra novidade anunciada para o Exame Nacional do Ensino Médio 2026 é a ampliação dos locais de aplicação das provas. O Inep estima aumentar para cerca de 10 mil o número de escolas participantes em todo o país.
Fonte: FA/REGIONAL com informações do Inep