Estudantes interessados em bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 entre os dias 24 e 28 de janeiro.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro no Portal de Acesso Único. Para participar, os candidatos devem atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos no edital do Ministério da Educação, publicado nesta quinta-feira (16). Entre eles:
– Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em instituição privada;
– Ser pessoa com deficiência;
– Ser professor da rede pública de ensino.
Além disso, é necessário ter participado do Enem 2023 ou 2024, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. O desempenho mais alto será considerado para classificação, caso o candidato tenha realizado o exame em mais de um ano.
Consulta de Bolsas e Inscrição
Desde 13 de janeiro, os candidatos podem consultar as bolsas disponíveis por instituição, curso e turno. Durante a inscrição, feita exclusivamente pelo site do Prouni, é necessário criar uma conta no
Gov.br e informar dados pessoais e familiares, além de selecionar até duas opções de curso e modalidade de bolsa.
Novidades para Licenciatura
Como parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, candidatos a bolsas de licenciatura na modalidade presencial, com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem, poderão receber o benefício do programa Pé-de-Meia Licenciatura, que oferece R$ 1.050 durante o período regular do curso.
Etapas e Datas Importantes
– Primeira chamada: 4 de fevereiro
– Segunda chamada: 28 de fevereiro
– Manifestação para lista de espera: 26 a 27 de março
– Divulgação da lista de espera: 1º de abril
Criado em 2005, o Prouni celebra 20 anos com iniciativas que reforçam seu compromisso com a educação e inclusão social. Para mais informações, acesse o Portal Único de Acesso.
Fonte: FA/REGIONAL com informações da AgBr
Foto: Rafa Neddermeyer