Na quarta-feira, 03 de julho, o juiz federal Moacir Camargo Baggio, que atua em Passo Fundo, visitou a comunidade São Pio X, no interior de Ibiraiaras, para realizar uma inspeção judicial. O objetivo da visita foi avaliar a situação decorrente da invasão indígena às dependências do salão da comunidade.
Durante mais de quatro horas, o juiz Baggio conversou com os grupos de indígenas e agricultores locais para compreender melhor a situação e buscar uma solução que atenda às necessidades de ambos os lados. A invasão gerou tensões significativas na região, com os agricultores relatando esgotamento pela situação prolongada, enquanto os indígenas expressaram disposição para deixar o espaço, desde que lhes seja providenciado um local adequado na mesma região.
O vice-prefeito de Ibiraiaras, Gravata, também participou das reuniões. O município foi questionado se poderia contribuir, dispondo de um local para acomodar os nativos. Conforme o gestor, município não dispõe de espaço atualmente, mas deve estudar a situação.
A visita do juiz, considerada pouco usual, busca uma solução definitiva para o impasse, evitando que as discussões judiciais se arrastem por ainda mais tempo. Baggio prometeu anunciar uma decisão sobre a desapropriação do local e a reintegração do salão à comunidade até a sexta-feira, 05 de julho. Saídos da Reserva Indígena Monte Caseiros, que fica entre Ibiraiaras e Muliterno, o grupo diz não poder retornar ao território e cobra a demarcação das terras de São Pio X, considerando que foram de seus antepassados.
FONTE: Tua Rádio Cacique