JUNHO TERÁ FRIO, MENOS CHUVA E DUAS ONDAS DE AR POLAR NO RIO GRANDE DO SUL
02/06/2026 - 14:44

2dfffa0e-0449-4eec-9bda-9d947a8d04d0

O mês de junho começa com a expectativa de temperaturas típicas de inverno no Rio Grande do Sul, mas com um cenário mais favorável em relação às chuvas quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Embora a previsão indique um mês menos frio do que maio, os gaúchos ainda precisarão manter os casacos à mão. A tendência é de manhãs frias e tardes amenas ao longo das próximas semanas.

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 5h24min, marcando o início da estação mais fria do ano.

Segundo os meteorologistas, um dos principais fatores de desconforto durante o mês não será apenas a temperatura, mas a combinação entre frio moderado e alta umidade. Com temperaturas frequentemente entre 13°C e 17°C, é comum a dificuldade para secar roupas, além da formação de umidade em paredes e pisos.

O destaque do mês fica para a previsão de duas ondas de frio mais intensas:

– Primeira onda de frio: entre o fim da primeira quinzena e o início da segunda quinzena de junho;

– Segunda onda de frio: prevista para a última semana do mês.

Para esta terça-feira (2), a previsão indica presença de sol e variação de nuvens na maior parte das regiões do Estado. As temperaturas devem oscilar entre 8°C e 20°C, proporcionando uma tarde agradável após o amanhecer mais frio.

– São João da Urtiga: 9ºC/19ºC – 0mm
– Cacique Doble: 8ºC/19ºC – 0mm
– São José do Ouro: 8ºC/19ºC – 0mm
– Barracão: 8ºC/19ºC – 0mm
– Maximiliano de Almeida: 9ºC/20ºC – 0mm
– Santo Expedito do Sul: 8ºC/19ºC – 0mm
– Paim Filho: 9ºC/19ºC – 0mm

Fonte: FA/REGIONAL com informações da ClimaTempo