Na última sexta-feira (29/04) foi escrito mais um capítulo da história da erva-mate no município de Machadinho. Às 14h ocorreu o lançamento do livro “A construção de uma tarefa coletiva: o desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate em Machadinho – Uma história contada com cevaduras de humor”, que tem como autor Arcângelo Grison (in memorian). O evento foi realizado no Auditório Erval do Machadinho Thermas Resort Spa e contou com a apresentação do Grupo Aldeia Teatral, com a peça “Episódio Roda de Chimarrão III – As aventura de Chimarrito”.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo Ilvandro Barreto de Melo, um dos coautores, este livro relata o início da saga ervateira de Machadinho e a importância da erva-mate como primeiro produto de valor econômico local, sendo o grande impulsor para a sua colonização no começo do século XX. “O livro transcreve, de forma humorada, em sete capítulos, a história e as realizações no período de 1994 a 2014, marcado pela criação e existência da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate)”, explica o agrônomo.
Conforme consta na apresentação da obra, escrita pelo também coautor Moacir Medrado, o livro iniciou pela vontade, persistência e manuscritos de Arcângelo Grison. “Ancângelo me passou um envelope pardo com várias folhas escritas por ele. Naquele momento me entregou também a responsabilidade de concluir sua obra, com o apoio dos amigos”, recorda Medrado. Com o falecimento de Grison, os coautores então cumprem a “dívida” que tinham com ele a respeito do lançamento deste livro.
Participaram do lançamento o prefeito de Machadinho, Alcir Grison; o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi e Rozimeri Alves Galante; a esposa do autor do livro, Amélia Biavatti Grison; a presidente da Apromate, Sélia Regina Felizari; o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Alberto Tomelero; o representante do Sindicato das Indústrias do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS),
Sérgio Antônio Picolo; o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, Ives Goulart; o coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate no Rio Grande do Sul, Tiago Fick; o delegado regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Robson Duarte; e o gerente administrativo e CEO do Machadinho Thermas Resort Spa, Juarez Tavares, entre outras autoridades e lideranças.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, que é cidadão machadinhense, destacou o orgulho de retornar ao município e ver o desenvolvimento de duas importantes cadeias, a da erva-mate e a do turismo, que foram vislumbradas e fomentadas por Arcângelo Grison, descendente de pioneiros em Machadinho, entusiasta do mate e primeiro presidente da Apromate. “Sinto-me orgulhoso ao ver o crescimento dessas cadeias ocorrendo de forma atrelada entre elas”, disse Vecchi, que destacou também o trabalho desempenhado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, que sempre atuaram junto aos produtores do município, em parceria com a Apromate, a pesquisa e demais instituições ligadas à cadeia produtiva ervateira.
Em 2023 acontecem a Expo Machadinho e a 7ª Festchêmate
Já no sábado (30/04), com a presença de 1.200 pessoas, foi realizado o lançamento da Expo Machadinho e da sétima edição da Festa Latino-Americana do Mate, da Indústria, do Comércio, do Turismo e da Agropecuária (7ªFestchêmate). O lançamento ocorreu durante o 4º Costelão na Brasa, no salão paroquial Nestor Gabriel Polo, com baile animado por João Luiz Corrêa e grupo.
Texto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo – Jornalista Vanessa Almeida de Moraes