A administração municipal de Machadinho preocupada em oportunizar maiores condições e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, está oportunizando a confecção da Carteira de identificação da pessoa portadora do transtorno.
Por meio da iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul, através do site da Faders, o município está viabilizando a identificação para oportunizar o pronto atendimento e acesso ao atendimento prioritário para pessoas com a TEA nos serviços públicos e privados em especial na área da saúde, educação e assistência social. A secretária de Educação do município, Eveline Betiolo da Rosa, destaca que a proposta busca alcançar e identificar todos os alunos e crianças da rede escolar e promover a conquista deste direito.
As famílias ou pessoas interessadas em confeccionar o documento devem buscar o serviço da Secretaria de Educação, munidos da cópia de identidade da criança, documento de identificação dos responsáveis, laudo médico comprovando o transtorno e de uma fotografia em formato 3×4 para preenchimento do formulário.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea, será emitida pelo Estado do Rio Grande do Sul e trará um Qr code com os principais dados da criança, geolocalização e informações importantes.
Informações Ascom