A massa de ar frio que hoje ingressa no Rio Grande do Sul seria fraca para a climatologia do inverno, mas em se tratando de fevereiro é de forte intensidade. Tanto que trouxe a primeira queda de neve do ano na Patagônia e recorde de menor baixa no extremo Sul do continente.
Na sua passagem pelo Sul da Argentina, no meio da semana, o ar frio muito mais intenso do que o normal para esta época do ano fez com que a temperatura máxima na cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo, fosse de apenas 4,7ºC, recorde de menor máxima para a localidade em fevereiro.
O frio se faz sentir na maior parte da Argentina nesta sexta-feira. Dados das 7h da manhã de estações do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) indicavam -3,4ºC em Maquinchao, 0,2ºC em Malargue, 0,5ºC em Bariloche, 1,2ºC em Chapelco e 1,5ºC em Esquel. Na província de Buenos Aires, Dolores estava com 5ºC.
O ar frio chega hoje ao Rio Grande do Sul com rajadas de vento dos quadrantes Oeste a Sul, impulsionada por um ciclone extratropical no Prata. No fim do dia, temperatura baixa e sensação térmica de frio são esperadas em várias regiões do estado. As madrugadas mais frias serão as do sábado e do domingo no Rio Grande do Sul. Não vai nevar por óbvio em fevereiro no Sul do Brasil, mas pode ter geada em algumas áreas de maior altitude.
A região da Campanha e de fronteira com o Uruguai, que nos últimos dias teve até 40ºC ou mais, deve anotar em alguns pontos mínimas tão baixas como 7ºC a 8ºC, mas, no geral, vão ficar entre 9ºC a 11ºC. Nos Campos de Cima da Serra, a região de Ausentes pode ter marcas em baixadas de 2ºC a 4ºC no amanhecer de domingo. Em Gramado, marcas de 11ºC no início do sábado e de 8ºC a 10ºC em diferentes pontos da cidade no domingo.
Baixadas do Noroeste e do Norte do estado, como em Soledade, devem ter mínimas de um dígito com a madrugada mais fria prevista para o domingo. Marcas tão baixas quanto 4ºC a 6ºC podem ocorrer em baixadas do Planalto Médio.
Acesse o original: MetSul