MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA INDIVÍDUO QUE MUTILOU CADELA EM CASEIROS
01/08/2025 - 16:30

59caf94e-88e5-4c72-b8c2-995a42ebcd45

O Ministério Público denunciou, na última quarta-feira (30), o indivíduo de 63 anos que cortou as patas de uma cadela no município de Caseiros. O crime, ocorrido em 19 de julho, foi flagrado em um vídeo gravado por uma testemunha, no qual o tutor aparece sentado com uma faca na mão, enquanto o animal tenta se mover com dificuldade.

Segundo a denúncia, apresentada pela promotora Nathália Frare Barbosa, da comarca de Lagoa Vermelha, o homem utilizou uma faca para mutilar os dois membros anteriores da cadela e ferir gravemente o membro posterior direito. O MP acrescenta que o animal foi mantido preso por uma corda curta, em condição de desnutrição, inclusive durante e após os cortes, sofrendo de forma desnecessária.

O acusado foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada dois dias após o crime. Ele está recolhido no Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.

A cadela foi resgatada por policiais militares com graves ferimentos nas patas dianteiras, além de lesões em uma das patas traseiras e no rabo. Ela foi encaminhada para atendimento veterinário em uma clínica na cidade de Ibiraiaras.

“A crueldade praticada contra o animal choca, viola a expectativa social mínima de civilidade e exige reprimenda especial. O Ministério Público está comprometido em garantir que crimes como esse não fiquem impunes e que os direitos dos animais sejam respeitados”, afirmou a promotora Nathália Frare Barbosa.

A denúncia agora será analisada pelo Poder Judiciário, que decidirá se aceita ou não o processo contra o tutor.

Fonte: FA/REGIONAL