A trégua no calor intenso, iniciada no domingo (9), está com os dias contados no Rio Grande do Sul. Uma nova massa de ar quente deve atingir o Estado na próxima semana, trazendo novamente temperaturas acima dos 35°C. Ainda não há previsão exata sobre a duração desse calorão, que pode ser um período curto de dois dias ou uma sequência mais prolongada de altas temperaturas em todo o território gaúcho.
Enquanto isso, os gaúchos podem aproveitar temperaturas mais amenas ao longo desta semana, com a presença de ar mais frio e ventos vindos do Sul. A terça-feira (11) será marcada pelo retorno da chuva, principalmente na metade Norte do Estado, abrangendo a Serra e parte da Região Metropolitana. Há possibilidade de precipitações localmente fortes, mas com baixo risco de temporais. Em alguns pontos, os acumulados podem ser mais elevados, mantendo o clima agradável e impedindo uma elevação significativa nos termômetros.
Já no Oeste e na região da Campanha, a terça-feira será mais quente, com predomínio de sol e tempo seco. Esse cenário favorecerá uma grande amplitude térmica, com mínimas amenas ao amanhecer e máximas se aproximando dos 30°C em cidades como Uruguaiana e Alegrete.
– São João da Urtiga: 19ºC/24ºC – 12,5mm
– Cacique Doble: 18ºC/24ºC – 12mm
– São José do Ouro: 17ºC/23ºC – 14mm
– Barracão: 17ºC/24ºC – 12mm
– Maximiliano de Almeida: 19ºC/24ºC – 14,5mm
– Santo Expedito do Sul: 17ºC/23ºC – 13,8mm
– Paim Filho: 19ºC/24ºC – 14mm
Fonte: FA/REGIONAL com informações da ClimaTempo